Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades no estado ou enviar um e-mail.
1. Como registrar pedidos de informação para o Departamento Regional do SESI?

Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link https://transparenciasesi.fiemg.com.br/FaleConosco, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva seu pedido de informação, inserir o código da imagem e, em seguida, clicar no botão “Enviar”.

Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação.

Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.

Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional do SESI:

a) Presencial – recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida do Contorno, nº 4.520, 8º andar – Edifício Albano Franco, Bairro Funcionários, Belo Horizonte – MG.

b) Telefone – recebido pela equipe da central de relacionamento com o cliente do Departamento Regional – (31) 4020-9030. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SESI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

c) Correspondência – via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SESI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional do SESI, no seguinte endereço: Avenida do Contorno, nº 4.520, 8º andar – Edifício Albano Franco, Bairro Funcionários, Belo Horizonte – MG, CEP: 30.110-916.

d) E-mail – do SAC do Departamento Regional do SESI: [email protected], ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

2. Como consultar os pedidos registrados?

A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta disponível no link https://transparenciasesi.fiemg.com.br/Acompanhar-ou-recorrer.

Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”.

Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.

3. O que fazer quando esquecer o número de protocolo?

O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação.

Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link https://transparenciasesi.fiemg.com.br/Acompanhar-ou-recorrer e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.

4. Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?

As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil.

As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis.

As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.

Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.

5. Como abrir Recurso?

Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.

Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.

Para recorrer basta acessar o link: https://transparenciasesi.fiemg.com.br/Acompanhar-ou-recorrer e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

Informando o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão “Enviar”.

6. Qual o prazo de resposta para o recurso?

Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.

7. O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?

Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.

Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recuso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.

O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link https://transparenciasesi.fiemg.com.br/Acompanhar-ou-recorrer e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

8. Como falar sobre seus dados pessoais?

Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional do SESI, entre em contato pelos seguintes canais de acesso:

Por e-mail [email protected].

Ou por correspondência pelo endereço: Avenida do Contorno, nº 4.456 – 12º andar – Funcionários. Edifício Robson Braga de Andrade – Belo Horizonte – MG, CEP 30.110-028.

9. Como se candidatar a uma vaga de emprego no Departamento Regional do SESI?

As vagas são divulgadas no site da FIEMG. Cadastre seu currículo pelo link https://www.fiemg.com.br/trabalhe-conosco/.

Para saber sobre vagas de emprego no SESI de seu Estado, é necessário entrar em contato diretamente com o respectivo Departamento Regional da Entidade.

10. Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do SESI, no seu Estado?

Basta acessar o portal do Departamento Regional do SESI no Estado desejado.

11. Quais são os canais de atendimento do Departamento Regional do SESI?

a) Atendimento por formulário eletrônico – realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://transparenciasesi.fiemg.com.br/FaleConosco.

b) Presencial – realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço, em Belo Horizonte: Avenida do Contorno, nº 4.520, 8º andar – Edifício Albano Franco, Bairro Funcionários, Belo Horizonte – MG.

c) Telefone – realizado pela equipe da central de relacionamento com o cliente do Departamento Regional – (31) 4020-9030.

O atendimento telefônico do Departamento Regional do SESI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

d) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SESI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional do SESI, no seguinte endereço: Avenida do Contorno, nº 4.520, 8º andar – Edifício Albano Franco, Bairro Funcionários, Belo Horizonte – MG, CEP: 30.110-916.

e) E-mail do SAC do Departamento Regional do SESI[email protected], ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

f) Ouvidoria – Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional do SESI, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.

A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: https://transparenciasesi.fiemg.com.br/ouvidoria.

Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional do SESI por meio de outros canais de acesso:

g) Presencial – realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida do Contorno, nº 4.520, 7º andar – Edifício Albano Franco, Bairro Funcionários, Belo Horizonte – MG, por meio do Agendamento Presencial: (31) 3263-7727.

Horário de atendimento: 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

h) Telefone – realizado pela equipe da Ouvidoria do Departamento Regional do SESI, no telefone: 0800 882 2525.

O atendimento telefônico do Departamento Regional do SESI funciona 24 horas todos os dias da semana.

i) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SESI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional do SESI, no seguinte endereço: Avenida do Contorno, nº 4.520, 7º andar – Edifício Albano Franco, Bairro Funcionários, Belo Horizonte – MG, CEP: 30.110-916.

j) E-mail da Ouvidoria do Departamento Regional do SESI[email protected], ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

O serviço de Ouvidoria trata de questões relacionadas ao Departamento Regional do SESI. Para falar com a Ouvidoria do SESI da sua região, acesse o Portal da Transparência do SESI no seu Estado.

12. O SESI trabalha com quais anos escolares / séries?

Existem escolas do SESI localizadas em várias cidades do estado de Minas Gerais que trabalham com cursos que variam desde a educação infantil até o ensino médio.

13. As escolas do SESI trabalham com crianças a partir de qual idade?

Esta informação varia de acordo com a série de entrada de cada escola. Por exemplo, temos uma escola que trabalha com crianças a partir de um ano, outras com crianças a partir de seis anos e ainda algumas que trabalham apenas com o ensino médio, ou seja, jovens a partir de quatorze/quinze anos.

14. Qual o horário de aula?

Turno da manhã

Turno da Tarde

7h às 11h30

Educação Infantil e 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental

6º e 7º anos: em um dia da semana, conforme horários organizados pela escola, as aulas ocorrerão até 12h20

13h às 17h30

Educação Infantil e Ensino Fundamental

6º e 7º anos: em um dia da semana, conforme horários organizados pela escola, as aulas ocorrerão até 18h20

7h às 12h20

8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Para o Ensino Médio, há a predominância das aulas no turno da manhã, com complementação de carga horária no turno da tarde em alguns dias da semana.

Os setores (Secretaria, Financeiro, Biblioteca, entre outros) têm horários de atendimento específicos em cada escola.

15. A escola trabalha com educação em período integral?

A Educação em período integral ocorre somente na escola de Educação infantil em Contagem (SESI Leonor Franco).

16. As escolas do SESI são instituições públicas ou privadas?

As escolas do SESI são instituições privadas.

17. Como são organizadas as etapas letivas no SESI?

O ano letivo é organizado em três etapas letivas, sendo que a distribuição de pontos acontece da seguinte forma: 1ª Etapa: 30 pontos; 2ª Etapa: 35 pontos; 3ª Etapa: 35 pontos. 

18. O SESI trabalha com o regime de dependência (progressão parcial) de disciplinas?

As escolas do SESI não trabalham com progressão parcial. O aluno deve ser aprovado em todas as disciplinas para matricular-se na série seguinte.

19. Qual a forma de ingresso para alunos novatos nas unidades do SESI?

- Educação Infantil, 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental: no caso de demanda superior ao número de vagas existentes, o direcionamento dessas vagas é realizado considerando os critérios definidos em documento específico para esse fim.

- Ensino Fundamental (2º ao 9º ano): o ingresso de alunos se dá por meio do Processo de Admissão de Novos Alunos, realizado anualmente, no qual os candidatos realizam uma avaliação de língua portuguesa e matemática.

- Novo Ensino Médio: o ingresso de alunos se dá por meio do Processo de Admissão de Novos Alunos, realizado anualmente, no qual os candidatos realizam uma avaliação de língua portuguesa e matemática.

20. Quando é o período de matrícula das escolas do SESI?

Cada unidade possui um documento de orientações do Processo de Admissão de Novos Alunos no qual consta o período de inscrição, data da avaliação e de divulgação do resultado, bem como a quantidade de vagas por ano escolar.

21. As escolas do SESI atendem apenas trabalhadores da indústria e seus dependentes?

As Escolas SESI não são restritas apenas aos filhos de trabalhadores da indústria.

Crianças e jovens da comunidade também podem estudar no SESI.

22. O uso do uniforme é obrigatório?

Sim, há obrigatoriedade em relação ao uso do uniforme escolar. Consideramos imprescindível para garantir a segurança e a identificação do aluno do SESI.

23. É permitido refrigerantes, frituras e outras guloseimas para a merenda?

O SESI atua de acordo com a legislação que rege o tema, estimulando a formação de hábitos alimentares saudáveis em crianças e adolescentes.

24. A merenda escolar do SESI é gratuita?

A merenda escolar diária é de responsabilidade dos responsáveis pelo aluno. Os alunos podem optar por trazer a merenda de casa ou comprá-la na lanchonete da escola.

25. O aluno pode ser considerado dependente de industriário se o avô, o irmão ou o tio trabalharem na indústria?

Não, o aluno só pode ser considerado dependente de industriário quando seu responsável (direto) legal trabalha em uma indústria.

26. Como posso comprovar que pertenço à categoria de industriário?

Para isso, é necessário apresentar na secretaria escolar a carteira de trabalho, a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) da empresa. 

Aposentados devem apresentar também a carta de concessão da aposentadoria.

27. Qual o valor das mensalidades das escolas do SESI?

Cada escola pratica um valor de mensalidade, conforme especificidades da região em que está inserida.

28. Quais os tipos de bolsas e descontos existentes no SESI?

1) Desconto de Industriário: Desconto de 10% concedido aos industriários e seus dependentes, mediante comprovação de categoria através da carteira de trabalho e Guia GFIP.

2) Bolsa Estudo Socioeconômico: Bolsa concedida através da avaliação do contexto socioeconômico familiar do aluno, direcionada para alunos dependentes de industriários ou indicados por indústria ou familiar industriário (tio, irmão, avô).

3) Bolsa SINPRO MG: Bolsa concedida aos filhos dos professores dos estabelecimentos de ensino da rede particular no Estado de Minas Gerais, desde que sindicalizados, conforme critérios do acordo coletivo.

4) Bolsa SENALBA MG: Bolsa integral concedida anualmente aos empregados e/ou dependentes do SESI/SENAI, filiados ao SENALBA conforme critérios do acordo coletivo.

5) Desconto de Parente: Para quem tem parente direto (pai, mãe, filho ou irmão) estudando no SESI de Minas Gerais é concedido 5% de desconto sobre a mensalidade de cada aluno.

29. Quem tem direito a bolsa de estudos socioeconômico no SESI? Como faço para solicitar esse benefício?

Alunos dependentes de industriários ou indicados por indústria ou familiar industriário (tio, irmão, avô). O responsável pelo aluno deve comprovar a categoria industriário na secretaria da escola e solicitar a listagem de documentos que deverá ser providenciada para a realização do estudo socioeconômico.

30. Os industriários e seus dependentes têm a garantia de vaga e bolsa de estudos na escola SESI?

Não há garantia de vagas, os industriários e seus dependentes ingressam nas escolas do SESI por meio do Processo de Admissão de Novos Alunos, que acontece anualmente. Os alunos dependentes de industriários possuem, compulsoriamente, 10% de desconto ao matricular no SESI. Entretanto, não há garantia de concessão de bolsa de estudo socioeconômico, a concessão desse benefício ou não será indicada pelo resultado do estudo socioeconômico.

31. Existe parceria entre o SESI e o Educa Mais Brasil para concessão de descontos?

O SESI não possui nenhum tipo de parceria com esta instituição.

32. O SESI se adequou as exigências legais para a oferta do Novo Ensino Médio? <

Sim, havia um prazo legal para que as escolas se organizassem nesse sentido. 

33. Quais itinerários formativos a Escola SESI irá oferecer no ensino médio? <

A Rede SESI de Educação de Minas Gerais possui um portfólio com quatro itinerários formativos. Cada escola, faz a oferta de duas opções de itinerários. A escola de itinerários a serem ofertados por cada escola é feita considerando uma análise dos interesses dos alunos, bem como o histórico de aprovação em vestibulares.

34. O SESI trabalha com o Itinerário Cinco (Formação Profissional)

Sim, o SESI oferta o Itinerário Cinco em algumas escolas do estado.

35. O aluno matriculado em uma Unidade do SESI, em caso de transferência no decorrer do ano letivo tem a vaga garantida em outra Unidade SESI?

Os alunos provenientes de outras escolas da Rede SESI de Educação de Minas Gerais terão prioridade para as vagas existentes, mediante encaminhamento da escola de origem. a solicitação deverá ser feita em período diferente do que compreende a divulgação e realização do Processo de Admissão de Novos Alunos.

36. Como funciona o Telecurso 2000?

No SESI este processo foi encerrado.

37. Onde posso buscar meu certificado do Telecurso 2000?

Para os processos realizados anteriormente, você poderá solicitar o certificado na Escola SESI (polo) responsável pela localidade onde você fez a prova.

38. Como posso fazer o curso de EJA (Educação de Jovens e Adultos) EAD (educação à distância)

O curso é direcionado para as indústrias que têm interesse em oferecer a oportunidade para seus funcionários. Você pode buscar mais informações no RH da indústria onde trabalha ou no site da FIEMG.

39. Quais são as aulas de esportes oferecidas?

As modalidades mais comuns são Futsal, Futebol Society, Vôlei, Natação e Hidroginástica, mas são oferecidas mais de 15 modalidades diferentes no Estado. Entre em contato com a unidade mais próxima para saber quais modalidades são oferecidas.

40. Tem aulas de futebol?

Sim. O SESI oferece as modalidades Futsal, Futebol Society e Futebol de Campo em diversas unidades. Entre em contato com a unidade mais próxima para saber quais as modalidades oferecidas.

41. Quais são as modalidades oferecidas na escola de esportes?

As modalidades mais comuns são Futsal, Futebol Society, Vôlei, Natação e Hidroginástica, mas são oferecidas mais de 15 modalidades diferentes no Estado. Entre em contato com a unidade mais próxima para saber quais modalidades são oferecidas.

42. Qual o valor da matrícula e mensalidade na escola de esportes?

Os valores das matrículas e mensalidades variam de acordo com a unidade e as modalidades/turmas. Entre em contato com a unidade mais próxima para saber mais informações.

43. Quando acontecem as competições com outras escolas?

A proposta das Escolas de Esportes do SESI é de formar cidadãos através do Esporte, ensinando Valores, como companheirismo, amizade, respeito entre outros. A participação em competições esportivas é programada localmente pelas unidades de acordo com a demanda de cada uma.

44. Como participo da escola de esportes?

Para participar das Escolas de Esportes do SESI, basta comparecer a uma das unidades e realizar sua matrícula na modalidade de sua escolha. É importante levar os seguintes documentos: - Fotos 3 x 4, apresentar a carteira de identidade e CPF do aluno - a carteira de identidade e CPF do responsável (caso o aluno seja menor de 18 anos) - Xerox da carteira de trabalho ou contracheque, no caso de industriários. - Atestado médico recente (até 3 meses) obrigatório em alguns municípios ou responder a avaliação de saúde e o termo de responsabilidade, para os municípios onde o atestado não é obrigatório -Mas, atenção! Em algumas unidades a formação esportiva não é aberta ao público. Consulte a unidade mais próxima para saber mais.

45. Tem aulas de natação no SESI?

Sim. O SESI oferece a natação em diversas unidades espalhadas pelo Estado. Entre em contato com a unidade mais próxima de você para saber mais informações.

46. O pagamento da cota do Clube SESI é anual ou mensal?

A Rede SESI Clubes não é no formato de Cota. O Clube é um serviço que o SESI presta através da formalização contratual. O pagamento é realizado de forma anual.

47. O desconto é em folha de pagamento?

O desconto pode acontecer no formato de desconto em folha de pagamento, desde que o contrato seja firmado com pessoa jurídica (empresa), e a mesma opte por esse formato.

48. Qual o valor da mensalidade do Clube SESI?

O valor vai de acordo com o plano e categoria escolhida na adesão. Entrar em contato com a Unidade SESI Clube de sua cidade.

49. Podemos usar qualquer Unidade do Clube SESI?

O sócio da rede de Clubes SESI/MG pode usar outra unidade, que não aquela do seu contrato original, até 2 vezes ao mês. A Rede Clube SESI em Minas só permite acesso aos Clubes SESI em Minas Gerais.

50. O SESI tem unidade de Clube com hospedagem fora do estado como no Rio de Janeiro e Espírito Santo?

Não temos esse serviço. 

51. Quais são os dependentes?

Os dependentes legais são: a) Cônjuge; b) Filhos, enquanto solteiros, menores de 21 anos ou até completarem 24 anos no caso de universitários; c) Enteados, enquanto solteiros, menores de 21 anos ou até completarem 24 anos no caso de universitários; d) Menores que, por decisão judicial, esteja sob guarda ou tutela legal emitida por órgão competente; e) Dependentes do titular, atestado pelo INSS.

52. Tem fidelidade no Clube SESI?

Os contratos são de, no mínimo, 12 meses. Para encerramento antes desse prazo, haverá pagamento de multa. Após esse período, é obrigatório o aviso com 30 dias de antecedência.

53. Tem multa de cancelamento no Clube SESI?

Sim. Quando a solicitação de cancelamento for realizada antes de 12 meses de contrato ou, após os 12 meses, sem respeitar os 30 dias sim.

54. Quais os dias de funcionamento do Clube SESI?

Os dias e horários de funcionamento variam conforme a demanda local. Favor consultar o clube mais próximo ou acessar https://www.fiemg.com.br/clube-sesi/ . 

55. É possível comprar convites para convidados no Clube SESI?

Apenas os sócios podem realizar a aquisição de convites seguindo regras e número disponível na unidade. A unidade pode suspender ou cancelar a venda de convites conforme sua capacidade de atendimento.

56. Crianças e idosos pagam o mesmo valor do convite no Clube SESI?

Concessão de 50% do valor praticado pelo clube para os convites.

. Meia entrada infantil – crianças de 03 até 10 anos.

. Meia entrada idoso – idosos a partir de 60 anos.

57. Tem programação especial em férias e feriados no Clube SESI?

Normalmente os Clubes executam uma programação diferenciada nesses períodos. Mas é necessário verificar com cada Clube SESI localmente.